O novo normal da educação, quando o virtual não é fictício.

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Virtualidade, Educação gerencial, Aprendizado híbrido

Resumo

O editorial desta edição da revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada traz a reflexão dos efeitos da pandemia da COVID-19 no futuro das atividades educacionais e a nova relação de docentes e discentes com as tecnologias educacionais digitais e sua natureza virtual. As consequências das medidas de distanciamento social ocasionaram uma adaptação provisória que no caso das atividades educacionais ocorreu com a aceleração da digitalização das rotinas escolares, mas o retorno irá produzir um novo normal que talvez seja o aprendizado híbrido e sugere-se que os docentes e discentes vejam este fato como uma nova oportunidade e não como desafio.

Biografia do Autor

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela FEA-USP, graduado e Mestre em Administração (UFRRJ). É professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) (2015-2019) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizados nas Linhas: (1) Estratégia e Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratórios de Gerenciamento e (3) Gerenciamento de Projetos, Apoio à Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF, onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento e Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui uma atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academia de Administração (AoM) e da Sociedade de Ensino para Educadores em Administração (OBTS). Sua produção tem ênfase na Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisivo e uso de inovação. 

Eduardo de Lima Pinto Carreiro, Centro Universitário de Volta Redonda

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) na modalidade profissional. Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Com produção especializada na área de Gestão de Projetos, Aprendizagem Vivencial e Jogos de Empresas. Atualmente é professor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) na graduação em Administração e Engenharia de Produção, foi professor substituto no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) nos cursos de Administração e Engenharia de Alimentos. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Gestão Simulada (LAGOS) da Universidade Federal Fluminense e coordenador de tecnologia do Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI).Editor Associado a Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (Revista Lagos).

Referências

Gibson, W. (1984). Neuromancer, Ace Science Fiction. New York, 57.

Huxley, A. (1932). Admirável mundo novo (MH Leiria, Trad.). Lisboa: Livros do Brasil.

Oliveira, M. A., & Silva, S. S. (2019). Gestão Estratégica na Prática: um laboratório para gestores. Curitiba: Editora CRV.

Rasheed, R. A., Kamsin, A., & Abdullah, N. A. (2020). Challenges in the online component of blended learning: A systematic review. Computers & Education, 144, 1-17. doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103701

Ryan, W. S., Cornick, J., Blascovich, J., & Bailenson, J. N. (2019). Virtual reality: Whence, how and what for. In Virtual Reality for Psychological and Neurocognitive Interventions (pp. 15-46). Springer, New York, NY.

Silva, S. S. (2015). Laboratório de Gestão Online: análise da contribuição da aprendizagem vivencial. (Dissertação de mestrado, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense). Recuperado em 01 de junho 2020 em https://app.uff.br/riuff/handle/1/6421

Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (1999). The Matrix [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.

Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (2003a). Matrix Reloaded [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.

Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (2003b). Matrix Revolutions [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga; CARREIRO, Eduardo de Lima Pinto. O novo normal da educação, quando o virtual não é fictício. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–3, 2020. Disponível em: https://www.lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/353. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial