O investimento social como reflexo na motivação e produtividade dos colaboradores no jogo de empresas

Autores

  • Laura Lemos Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.14.1.394

Palavras-chave:

Jogo de empresas, Simulação, Investimento salarial, Motivação

Resumo

Este estudo visa entender como os investimentos sociais – principalmente o aumento salarial e comissão – podem refletir na motivação dos vendedores atacadistas e no aumento do faturamento. Para a realização deste estudo, utilizou-se o período de dois anos de uma empresa do Laboratório de Gestão Simulada como forma de obtenção de dados, a fim de avaliar como os resultados destes anos modificaram de acordo com os incentivos investidos pelos diretores. Além disso, foram aplicados os métodos de pesquisa bibliográfica e experimental para afirmar as estratégias utilizadas no período da empresa e seus resultados alcançados.

Biografia do Autor

Laura Lemos Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração, UFF, Volta Redonda, RJ

Referências

MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos –estratégia e gestão de pessoas na sociedade global. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoa-o novopapel dos recursos humanos nas organizações. 3ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2010.

MASLOW, A. Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1962

XAVIER, C. A importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas. 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-gestao-estrategica-de-pessoas-nas-empresas/55500/> Acesso em: 29 junho 2015.

Chiavenato, Idalberto. (1999). Gestão de pessoal: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Campus.

Fitz-Enz, J. (2001). Retorno do investimento em capital humano: medindo o valor econômico do desempenho dos funcionários. São Paulo: Makron Books.

SAUAIA, Antônio Carlos A. Conhecimento Versus Desempenho das Organizações: Um 15 Estudo Empírico com Jogos de Empresas.Revista de Administração, v.12, n.1, edição 49, SãoPaulo: jan-fev 2006.

SOLOMON, Michael R.O Comportamento do consumidor:comprando, possuindo esendo. 11ª ed, Prentice Hall, 2016.-ok

Faria, A. C. G., Vianna, C. da S., & da Silva, I. C. (2019). Análise de recompra: Um estudo da relação de recompra entre atacadista e indústrias em um ambiente simulado. REVISTA LAGOS, 10(1). https://doi.org/10.20401/lagos.10.1.326

Mascarenhas, A. O. (2008). Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning.

Downloads

Publicado

2023-07-05

Como Citar

RIBEIRO, Laura Lemos. O investimento social como reflexo na motivação e produtividade dos colaboradores no jogo de empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 16–20, 2023. DOI: 10.20401/lagos.14.1.394. Disponível em: https://www.lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/394. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Relatos técnicos