Análise dos efeitos do desenvolvimento de um novo produto para o mercado nos jogos de empresas

Autores

  • João Pedro Weibel da Silva P. Mendonça Universidade Federal Fluminense
  • Vitor Oliveira Tavares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.14.1.395

Palavras-chave:

Jogo de empresas, Vantagem Competitiva, Posicionamento Competitivo

Resumo

Neste trabalho foi realizado um estudo de caso sobre uma empresa participante de um jogo de empresas em ambiente laboratorial, teve por objetivo analisar os resultados obtidos com a estratégia de desenvolvimento de um novo produto praticado por uma das empresas na obtenção de vantagem competitiva. Para um melhor entendimento sobre o contexto do estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre os temas: Posicionamento Estratégico, a fim de entender os meios de como uma empresa pode se posicionar no mercado para obter vantagem competitiva.

Biografia do Autor

João Pedro Weibel da Silva P. Mendonça, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração, UFF, Volta Redonda, RJ

Vitor Oliveira Tavares, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração, UFF, Volta Redonda, RJ

Referências

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. 6ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. SAUAIA, A. C. A. Jogos de Empresas: Aprendizagem com satisfação. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 13-27, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

KEYS, Bernard; WOLFE, Joseph. "The role of management games and simulations in education and research." Journal of Management, v.16 n.2: 307-336, 1990.

Manual das Regras do Simulador Organizacional – GREGOMIX. Volta Redonda: UFF, 2015.

LEIBLEIN, M. J; REUER, J. J; DALSACE, F. Do make or buy decisions matter? The influence of organizational governance on technological performance. Strategic management journal, v.23, n.9, p. 817-833, 2002.

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Tradução Midori Yamamoto. 3. Ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2011. COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio Management for New Product Development. Perseus Publishing, 2ª ed. 345p, 2001.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. Prentice Hall Brasil. 12a ed. 776p, 2006.

Downloads

Publicado

2023-07-05

Como Citar

MENDONÇA, João Pedro Weibel da Silva P.; TAVARES, Vitor Oliveira. Análise dos efeitos do desenvolvimento de um novo produto para o mercado nos jogos de empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 21–24, 2023. DOI: 10.20401/lagos.14.1.395. Disponível em: https://www.lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/395. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos técnicos