Exportação de produtos como estratégia para gestão de estoque de empresas atacadistas

Autores

  • Laura Caldas Sant’anna e Silva Universidade Federal Fluminense
  • Thaís Stiegert Meireles Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.14.1.396

Palavras-chave:

Jogo de empresas, Estratégia, Exportação, Estoque

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender como a exportação de produtos pode ser uma estratégia para minimizar os estoques de uma empresa atacadista em um ambiente de simulação. Para atingi-lo foi necessário avaliar o desempenho de uma empresa simulada de uma disciplina de laboratório de gestão, além de criar um mercado e suas regras para esta exportar seus produtos. O presente estudo é caracterizado como exploratório e utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa para apresentar um referencial teórico sobre estratégia e jogo de empresas, contextualizar como foi feita a exportação e quantificar os retornos que tal estratégia trouxe para a empresa. Concluiu-se que a exportação auxiliou no aumento do faturamento, mas que ela seria mais efetiva caso fosse utilizada em trimestres anteriores no jogo de empresas, além de que ela não garante uma melhora em outros indicadores financeiros, como a Margem Líquida e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido.

Biografia do Autor

Laura Caldas Sant’anna e Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração, UFF, Volta Redonda, RJ

Thaís Stiegert Meireles Gomes , Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração, UFF, Volta Redonda, RJ

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Publicado

2023-07-05

Como Citar

SILVA, Laura Caldas Sant’anna e; GOMES , Thaís Stiegert Meireles. Exportação de produtos como estratégia para gestão de estoque de empresas atacadistas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 25–31, 2023. DOI: 10.20401/lagos.14.1.396. Disponível em: https://www.lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/396. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos técnicos